Com Saúde

Comer Pipoca TODO dia faz Mal?

A História da Pipoca

Algumas pesquisas indicam que as primeiras pipocas apareceram do cozimento do milho inteiro, deixado próximo ao calor das fogueiras. Somente depois que os grãos começaram a ser separados para a fabricação exclusiva das pipocas. Ali ainda, não podemos imaginar que a “pipoca pré-colombiana” fosse temperada com o sal e a manteiga que usualmente figuram nosso modo de preparo. Os nativos americanos tinham por hábito empregar o uso de ervas junto ao milho.

Em algumas culturas americanas, o milho era uma fonte de alimento tão importante que acreditavam que esse alimento teria uma forte vinculação às divindades que organizavam o seu mundo. De acordo com antigas tradições, o grão de milho armazenava um espírito dentro de si. Com isso, assim que o grão era aquecido no fogo, esse espírito se irritava até estourar. Essa seria uma explicação mítica para o processo de transformação do milho em pipoca.

Pipoca é sinônimo de DIVERSÃO!

Sempre que pensamos em filme, a primeira que nos vem a cabeça é pipoca, circo? pipoca!.

Curioso(a) sobre os efeitos de comer pipoca diariamente? Nesse post, vamos te mostrar os prós e contras desse hábito. Revelamos se a pipoca é uma amiga ou inimiga da sua saúde!

Para pensarmos nisso, precisamos analisar a composição do alimento e o modo em que ele é preparado.

De acordo com a tabela Tudunduva (Tabela de composição dos Alimentos), a pipoca é um alimento rico em carboidrato, onde 100g de pipoca contém 444,00 calorias, sendo 69,40 carboidrato, 14,50 gordura total e 9,90 proteína. Sendo assim, um alimento rico em carboidrato.

O modo em que ele é preparado, é através da cocção com azeite, tornando-o com um percentual ainda maior de gordura.

Posso comer pipoca TODOS os dias?

O consumo recorrente de uma grande quantidade de gorduras acarreta em inúmeros malefícios para a saúde fisiológica, como dislipidemias, problemas cardíacos, inflamação, problemas hepáticos, dentre outros.

Pensando nisso, a pipoca não será a nossa única refeição do dia, então teremos um consumo muito mais elevado de gordura, acarretando em um excesso exagerado.

Vale lembrar que NENHUM alimento é do mal, então você pode manter o consumo, desde que esse consumo seja realizado de maneira consciente e sem exageros.

Fonte: PHILIPPI, Sonia Tucunduva. Tabela de composição de alimentos: suporte para decisão nutricional. . Barueri: Manole. . Acesso em: 12 dez. 2023. , 2012

SOUSA, Rainer Gonçalvez. A ORIGEM DA PIPÓCA. . História do Mundo. Acesso em: 12 dez.2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *